INSTITUTO NACIONAL DE SALÕES DE BELEZA ESTÉTICA E SIMILARES

Notícias - Massagem e Estética - Guia do Cidadão Vigilante

09Jun2016

GUIA DO CIDADÃO VIGILANTE
Orientações sobre prevenção de risco a saúde - Cosméticos

A Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA, da Secretaria Municipal da Saúde, é órgão responsável por adotar e recomendar medidas para prevenir doenças e promover a saúde da população.
A série Guia do Cidadão Vigilante é um informativo da COVISA que pretende orientar o cidadão sobre as condições que devem ser observadas para utilizar produtos e serviços em nosso dia a dia.
É essencial que você saiba identificar situações que possam oferecer risco à sua saúde, ao adquirir produtos como cosméticos, alimentos, medicamentos e no uso de serviços, como salões de beleza, clínicas médicas, consultórios odontológicos, academia, entre outros.
Conheça alguns cuidados que podem proteger a sua saúde.

Estética e Massagem
Os procedimentos estéticos e de massagem devem ser executados por profissionais com certificado para a atividade.
Os produtos utilizados precisam estar dentro da validade prevista no rótulo e ter registro no ministério da Saúde(MS) ou notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), dependendo do risco por eles oferecido.
O ambiente para as atividades deve estar limpo, assim como as toalhas e os lençóis a serem utilizados. Os banheiros devem conter sabonete líquido, papel toalha e lixeiras com tampa acionadas por pedal.

Lembre-se:
1. A massagem terapêutica só pode ser realizada com indicação médica, comprovada por receita.
2. Os equipamentos utilizados para estética devem passar por manutenção e apresentar bom estado de conservação.
Atenção: Existem procedimentos estéticos que só o profissional médico pode indicar e/ou executar. Exemplo: aplicação de laser e medicamentos, entre outros.
Está proibido em todo o território nacional o uso de equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseado na emissão da radiação ultravioleta (UV).