INSTITUTO NACIONAL DE SALÕES DE BELEZA ESTÉTICA E SIMILARES

Notícias - Mercado da beleza se torna opção de empreendimento na crise

07Jan2019

A nutricionista Dayane De Almeida Serrato, 29 anos, perdeu o emprego em 2015. Após um longo ano procurando por novas oportunidades, ela decidiu abrir um negócio próprio. Fez um curso para ser cabeleireira e começou a atender nos fundos da casa da sogra. O negócio cresceu e hoje Dayane tem seu ateliê de beleza em Santo André, na grande São Paulo. No fim do mês, garante ela, ganha mais do que a vida de assalariada.

 
 

Para fugir do desemprego muitas pessoas, como Dayane, investem em salões de beleza e barbearias, que se tornaram um verdadeiro fenômeno no país. “Esse é o setor campeão de abertura do MEI (microempreendedor individual), a entrada é fácil e acessível, muitas pessoas trabalham em casa”, explica o consultor do Sebrae Reginaldo de Andrade.  “Mas o número de negócios que fecham também é alto, não há espaço no mercado para aventureiros”.

A crise que atingiu o país nos últimos anos também refletiu no setor. De acordo com Andrade, muitos clientes diminuíram as visitas aos salões. “As pessoas não deixaram de consumir, mas houve uma redução na frequência e paralelamente um aumento do custo de água e luz que não puderam ser repassados integralmente para o consumidor”, avalia Andrade

Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil conta com 500 mil salões formais e a perspectiva é de um crescimento de 4,5% até 2021. Desses salões, 83% estão focados no público feminino. Os dados também mostram que 48% são estabelecimentos informais.
Na região Sudeste, há cerca de 276 mil salões (56%) ou 625 estabelecimentos para cada 100 mil mulheres. Nas regiões Norte e Nordeste, há 264 salões para cada 100 mil mulheres (um total de 100 mil salões). A oportunidade de investimentos no setor está exatamente nessas duas regiões


Fonte : https://noticias.r7.com/economia/mercado-da-beleza-se-torna-opcao-de-empreendimento-na-crise-23092018